sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Correndo atrás do visto e... I got it!

A ansiedade pelo dia do visto é surreal. Não é nada comparado com a ansiedade de ficar on line ou de esperar pelo match. É muito mais que isso, é o medo misturado com a insegurança e o temor de ver o que você sonhou tanto tempo ser destruído por "não". Além de todos esses sentimentos, parei completamente de me imaginar lá, de pensar como seria a minha vida nos Estados Unidos. De uma hora pra outra, passei a bolar o plano "B", no caso de não ter o visto concedido. Mas, felizmente, o plano "B" vai ficar pra próxima porque: I got my visa!!!


Como de praxe, vou contar aqui a saga:


Minha entrevista estava marcada para 7h30, em São Paulo. Cheguei no consulado às 6h30 e já havia A FILA. Pra entrar, havia uma moça do "Posso Ajudar?" pedindo a Confirmação de Agendamento, Confirmação do DS-160, foto, Comprovante da Taxa do Citibank e o passaporte.


Entrei, e já peguei a primeira fila. Logo percebi que estava sem a minha caneta. Aí lá vai eu pedir uma help pro papis, que prontamente me trouxe uma caneta. *Nota: É sempre bom levar a caneta, mas, caso você esqueça, não se desespere por isso, sempre tem gente que tem uma pra emprestar. E ali, todo mundo é solidário!

Na primeira fila, eles passam grampeando todos os documentos que citei acima e pedem pra você guradar na pasta novamente. Essa fila leva para uma entrada, onde tem uma porta e por lá passam de dois em dois. Quando passei lá, deixei a minha pasta na esteira do raio-x, passei pelo detector, peguei a pasta e fui adiante, só seguindo o fluxo! De lá, segui até a segunda fila pra pegar a senha. Nessa hora, você tem que estar com todos aqueles documentos que foram grampeados mais a Taxa Sevis e o DS-2019 assinado.

Peguei a senha e fui para a terceira fila, que te leva para os guichês da Pré-entrevista. Lá, entreguei os documentos citados acima e me foi perguntado o motivo da viagem. Não precisa pedir ajuda aos universitários, a reposta é simples: Intercâmbio.

Acabou as filas? Não, não acabou. Saí da Pré-entrevista e fui para os guichês ondem colhem as digitais, que fica do lado. Nessa parte, não é bem uma fila. Você tem a senha e fica aguardando ela ser chamada, mas não há uma sequência numérica. Então, fica de olho pra não perder a vez! Essa etapa foi a mais demorada e acredito que fiquei esperando a minha vez durante uns 50 minutos. Quando, finalmente, apareceu a minha senha no monitor, fui pro guichê indicado. Lá coloquei os quatro dedos da mão esquerda, depois os quatro da mão direita e, por fim, os polegares. Ufa!

Saí dali e já tremendo na base, segui pra última e mais temida parte do processo: A Entrevista. Foi a parte mais rápida, não deu tempo nem de escutar as entrevistas alheias, o que foi bom e me deixou menos nervosa. Chegou a minha vez e fui parar no guichê 16, onde encontrei um cônsul que aparentava uns 40 anos, de estatura baixa e simpático (graças à Deus). Segue a entrevista:

SS - Senhor Simpátia

EU - Eu mesma!


EU - Bom dia! (contido, mas simpático)

SS - Bom dia! Passaporte e formulários


SS - Pra onde vai, Talita?

EU - Santa Rosa, CA


SS - assinando o DS e colocando o meu passaporte na caixinha (Aprovado!)


SS - E o que você vai fazer lá?

EU - Intercâmbio, Au Pair


SS - E o que você faz aqui?

EU - Sou educadora de creche e estou com a faculdade trancada no momento.


SS - Você fala inglês?

EU - A little bit


SS - What the family's name that you are going to work with?

EU - ****** Famliy


SS - How many kids?

EU - Two. A boy and a girl.


SS - O que seus pais fazem?

EU - Meu pai é vendedor autônomo e minha mãe é falecida.


SS - O que seu pai vende?

EU - Acessórios para computador, baterias, pilhas, ...


SS - E onde você aprendeu inglês?

EU - Com uma professora particular, por quatro anos (Nem sei porque falei isso! hahaha Não é a verdade)


SS - Ok. Seu visto foi aprovado! Esse aqui é um manual falando dos seus direitos e blá blá blá. Pode pagar o sedex!

EU - Obrigada! Tenha um bom dia!


Saí dando Glórias a Deus! Pois estava preparada pra uma longa e difícil entrevista. Mas foi tranquila, acho que durou un dois minutos e praticamente em português.


Fatos e boatos:



  • O consulado é organizado. O que, às vezes, acontece é a falta de informação ou falta de atenção de quem está aplicando para o visto.


  • Os "Posso Ajudar?", em sua maioria, são grossos.


  • Manter a calma é fundamental. Eu estava muito nervosa, mas fui firme nas respostas e não deixei transparecer meu nervosismo.

E é isso! Tô feliz! Mas, a ficha ainda não caiu que daqui há dois meses estou embarcando pro mais longe do que pude imaginar que iria! E é graças ao meu Senhor, a quem sirvo, que tudo está se realizando!


Agora, é correr! Porque a aventura, de fato, começa agora!


"Tudo posso naquele que me fortalece"


5 comentários:

  1. Parabéns Talita!! Aiin minha entrevista é dia 15 e eu to super ansiosa hehehe
    Parabéns!! :D

    ResponderExcluir
  2. Aeeeeeeeee!!! Parabens =]
    E vai pra Califa ainda, que chato neh?! hahahah..
    Aproveite muito, pois sempre acompanhei sua estoria e acho que vc merece e muito. Espero que vc seja muito feliz!!!
    Beijos e td de bom!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Talita!!! =))
    Que bom que sua entrevista foi tranquila!!!
    A minha é quarta... tô bem nervosa!!!

    Tõ c uma dúvida... o DS-219 já temos q levar assinado ou assinamos lá???

    Bjoooo e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie Talita
    Hurummmmmmmmm\o/\o/\o/
    Entrevista super tranquila =)
    Borá arrumar as malas!
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Oi Tá,
    Fiz um blog agora tb!!
    =D
    Boa sorte pra gente!!!
    hehehe
    bjs

    ResponderExcluir